Insano

Ricardo Jovino, mais conhecido como Insano, é rapper, compositor e desde criança sempre gostou de escrever e se expressar. Em 2005 gravou sua primeira música com um colega de escola, com equipamentos básicos pra produção e gravação, e total inexperiência do produtor e dele enquanto artista.

Começou a se interessar por batalhas de rima através do Orkut em meados de 2007, e em 2009 lançou sua primeira música. A partir daí leu, estudou e treinou para começar a participar das batalhas também como MC. Participou da “Batalha do Continente” na Beiramar de São José pela primeira vez em 2014, e felizmente conseguiu chegar a final e vencer. Com o tempo, evoluiu muito e chegou a ganhar mais de 100 batalhas, tendo participado principalmente na “Batalha da Alfândega”, no centro de Florianópolis. Em 2015, refletindo sobre uma perda pessoal, escreveu e lançou a música “Cenário Louco”, sua primeira música assinada como Insano, nome que tinha começado a usar nas batalhas de rima.

A partir de uma parceria com o também rapper e compositor William da Gama, conhecido como Will MC (Mensageiro do Asé), criou em 2015 o grupo As Margens, com temas de reflexão como racismo reverso, poder popular, quilombismo e resgate cultural africano, e que em 2017 lançou o disco “Poesia Preta”. Com o disco, o grupo vendeu mais de 1000 unidades físicas, sustentando financeiramente os integrantes do grupo, e abriu os shows de artistas como MV Bill, Kamila CDD, Clara Lima, Baco Exu do Blues, KL Jay, ADL e Coruja BC1.

Em 2018, foi convidado pelo Willcoh, do grupo e banca de rap de Florianópolis chamado Dichava Gang, para participar de uma parceria inédita entre 4 MCs que na época estavam com 27 anos, resultando na faixa e videoclipe “Clube dos 27”. A faixa teve participação de Insano do As Margens, ZeroZero da Dichava Gang, Olivia da Trama Feminina e Willcoh da Dichava Gang.

A partir desse convite, chamou Francisco Antônio da KTP Records para fazer a produção audiovisual do videoclipe, e começou a construir a partir disso uma parceria com a gravadora e selo musical, na época com seu grupo As Margens. Em 2019, com o fim do grupo, firmou a parceria com a KTP Records para sua carreira solo, e desde lá lançou os singles “RIP HYPE”, “Víuva Negra”, “A guerra que você não vê”, “Abismo de Mirna”, “O Incrível Exorcismo do Meu Eu” e “Índigo”, o EP produzido musicalmente por Dazil e com identidade visual da Balaclava Studio chamado “Névoa".
Em 2021 lança seu primeiro disco solo chamado “Imhotep”, produzido por Paks, STLopes e trickpabeatz. O seu álbum de estreia tem como conceito principal o resgate dos conhecimentos e invenções egípcias protagonizadas principalmente pelo grande inventor Imhotep (ou Imotépe), que viveu entre 2.700 e 2.600 A.C no Antigo Egito, contextualizando essas ideias no mundo atual onde muitas delas tem suas origens africanas apagadas, e são embranquecidas na cultura geral. Além de ser o arquiteto responsável pela primeira pirâmide do Egito (Pirâmide de Saqqara), Imhotep foi médico, matemático, escultor, teólogo, jurista, astrônomo, astrólogo e mais. Demonstrou o seu conhecimento dos equinócios ao usar as mudanças de Eras para determinar as etapas da revelação no desenvolvimento espiritual da civilização egípcia, e infelizmente tem sua imagem e importância apagadas no século XXI, sendo retratado em filmes como "A Múmia" (1999) como possuidor de uma maldição, descaracterizando sua importância histórica em diversas áreas na Antiguidade com invenções e inovações que refletem até hoje. Com suas composições firmes e transparentes que denunciam racismo e discriminação social, o rapper segue fomentando cada vez mais a importância da cultura africana na sociedade brasileira após o disco "Poesia Preta" lançado em 2017 pelo grupo As Margens, da qual Insano fazia parte. Resgatando nesse novo trabalho a importância histórica de grandes inventores africanos como Imhotep e que são apagados hoje, direciona o público através de suas composições exercendo a arte da escrita, assim como Imhotep fazia, afim de fazer o público refletir e lutar para mudar as coisas ao seu redor.

Discografia